Jari nasceu em Anchorage, Alasca, e começou a estudar violoncelo aos 11 anos de idade porque era demasiado baixo para tocar contrabaixo.
Estudou na Universidade de Manitoba e na Universidade McGill, onde obteve o bacharelato e o mestrado em Performance Musical. Após a sua graduação, Jari tocou a solo em várias tournées na América e gravou um álbum de música contemporânea de violoncelo antes de mudar o sentido da sua vida, mudando-se para Istambul, Turquia. Lá, tocava música diariamente com músicos locais na rua e nos ferryboats que atravessavam o rio Bosforo. Posteriormente, aceitou uma posição como violoncelo principal da Sinfonietta Georgiana, e mais tarde na Filarmónica Georgiana em Tbilisi, República da Geórgia. Frequentemente, Jari também realiza concertos de câmara com a sua mãe, a oboísta Sharman Piper.
Para Jari, a Música é uma forma de ligar as pessoas entre si e de comunicar entre culturas. Cada concerto é um momento único durante o qual todos ouvimos a mesma coisa em público, no entanto, cada um de nós tem as suas próprias experiências em privado, e partilhar aqueles sentimentos mais privados e complexos simplesmente ouvindo juntos é uma coisa especial.
Fora do palco, pode encontrar o Jari a surfar (basta procurar o tipo a cair) ou a cozinhar.
09/12 Faro Universidade do Algarve (Campus Gambelas) 18h00
10/12 Silves Igreja Matriz 19h00