PT | EN
PT | EN

Joaquín Eustachio

Músico ítalo-uruguaio nascido em Montevideo em 1992.

Aos oito anos iniciou a sua formação musical na escola de música “Hugo Balzo” de Montevidéu. Continuou os seus estudos no Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis do Uruguai, percorrendo a Europa, Estados Unidos e América do Sul com a Orquestra “José Artigas”.

Concluiu os estudos de trompete no Conservatório Municipal de Montevidéu sob a direção do Professor Alejandro Vega, onde se graduou com especial distinção.

Aos 18 anos ganhou o primeiro prémio no concurso nacional para jovens músicos “José Garramón” para estudos de aperfeiçoamento musical na Europa e foi apoiado pelo Fundo Nacional de Música do Uruguai para estudar na Brass Academy Alicante com os professores Rudi  Korp e Martin Angerer (trompetes solistas em Tonkünstlerorchester Wien e Bayerischen Rundfunksorchester, respectivamente).

Além destes estudos, participou em master classes com trompetistas de renome mundial, como Gábor Tarkövi, Tamás Velenzcei, Uwe Koller, Mark Inouye, Eric Aubier, Thomas Gansch, Luis González, Esteban Batallán, Daniel Crespo, Francisco “Pacho” Flores, entre outros.

Obteve experiência profissional em orquestras sinfónicas como a Orquestra Sinfónica Nacional do Uruguai SODRE, Orquestra Filarmónica de Montevideo, Orquestra Freixenet da Escola de Música Reina Sofia de Madrid, Orquestra Comunitária Valenciana “Les Arts”, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica ADDA Alicante, Orquestra Filarmônica de Malta, Basel Festival Orchestra, entre outros.

Entre os festivais de renome mundial foi selecionado para integrar a Orquestra das Américas, Pacific Music Festival, Santander International Music Festival, em digressão pela América Latina, Caraíbas, Ásia e Europa, tendo tocado em auditórios e salas de concerto como Berlin Philharmonie, Vienna Musikverein, Paris Philharmonie, Tokyo Suntory Hall, “Kitara” Concert Hall em Sapporo, Teatro Colón em Buenos Aires; sob a batuta de diretores de renome mundial como Valery Gergiev, Zubin Mehta, Gustavo Dudamel, entre outros.

Também foi finalista da Karajan Akademie da Filarmônica de Berlim e membro reserva da Gustav Mahler Yourh Orchestra e do festival de música Schleswig-Holstein.

Em 2019 ganhou um período experimental com a Orquestra Sinfónica de Gotemburgo na Suécia e é regularmente convidado para turnés pela Ásia e Europa com esta formação.

Atualmente é Solista de Trompete da Orquestra Classica do Sul. no Algarve, Portugal.

voltar

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Subscrever

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-145 Faro
Siga-nos