Leonardo Pinho iniciou o seu percurso académico musical aos catorze anos na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, tendo passado pelo Conservatório de Música da JOBRA, Academia Nacional Superior de Orquestra e Guildhall School Of Music and Drama.
Frequentou masterclasses com trompistas de referência como: Abel Pereira, Nuno Vaz, Bernardo Silva, David Pyatt, Diego Incertis, Ben Goldscheider, Rodolfo Epelde, Kira Doherty, American Horn Quartet, entre outros.
Trabalhou com diversas orquestras nacionais, entre as quais se destacam: Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Filarmónica das Beiras e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
A sua colaboração a nível internacional estende-se maioritariamente a festivas de música: Lerici Music Festival (Itália) de 2018 a 2022, Al Bustan Music Festival (Líbano) de 2018 a 2021, Orquestra de Câmara da Arménia e Orquestra do Festival Puccini.
Do seu percurso académico fazem ainda parte as orquestras: Orquestra Nacional de Jovens, Orquestra Académica do Porto, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Estágio Gulbenkian, Guildhall Symphony Orchestra e Guildhall Chamber Orchestra.
Apresentou-se a solo com a Brass Band do Conservatório de Música da Jobra, Orquestra Nacional de Jovens e London City Orchestra.
É detentor do 3º lugar na categoria Sénior do Concurso “Terras de La Salette” e 2º lugar no Richard Bissill horn Competition.
É licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra, tendo finalizado a licenciatura em 2019 na classe de trompa do professor Nuno Vaz. De 2019 a 2021 prosseguiu os seus estudos na Guildhall School of Music and Drama na classe do professor David Pyatt e Phil Munds no curso Artista de Orquestra onde foi também academista da London Symphony Orchestra, terminando o curso com distinção de mérito tendo sido bolseiro da mesma escola durante dois anos.
Atualmente é professor na academia de música da Associação Recreativa Banda Nova de Fermentelos, é músico freelancer e trabalha em diversos grupos de música de câmara e com diversas orquestras, bem como festivais do panorama nacional e internacional.
09/12 Faro Universidade do Algarve (Campus Gambelas) 18h00
10/12 Silves Igreja Matriz 19h00