Nuno Soares nasceu em Chaves em 1994, tendo crescido em Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Portugal. Durante o estudo no ensino primário, descobriu a vontade de seguir música e, aos 12 anos, acabou por ingressar na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (agora denominada ARTEAM). Começou por estudar violino, mas rapidamente descobriu a paixão pela viola d’arco.
Acabou por seguir os estudos superiores na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana (Lisboa) com o professor Paul Wakabayashi e, depois disso, ainda teve aulas de curso livre com Samuel Barsegian. Em Lisboa teve a hipótese de colaborar com várias orquestras como a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Gulbenkian. Nestes anos de experiência orquestral, ganhou a hipótese de colaborar com vários solistas de renome internacional como Pinchas Zukerman, François Leleux e Maria João Pires.
A música para ele é uma linguagem que, mesmo tendo expressões diferentes pelo mundo fora, é expansiva ao ponto de abrir portas para mundos e realidades diferentes dos nossos. Desde que começou, o seu propósito enquanto músico é proporcionar uma experiência memorável, seja qual for o género de música ou a formação em que toca. O objetivo que procura sempre atingir é fazer o público vibrar, seja com Mozart ou com Queen.
Gosta de livros, filmes, fotografia, de descobrir músicas e artistas novos e de jogar; desde jogos mais convencionais a jogos de realidade aumentada (AR), que lhe permitem explorar o mundo real com outros olhos.
Desde 2022 é Viola Tutti na Orquestra Clássica do Sul e, paralelamente, tem um projeto de Rock intitulado Porngrenade.
09/12 Faro Universidade do Algarve (Campus Gambelas) 18h00
10/12 Silves Igreja Matriz 19h00