PT | EN
PT | EN

Jan Pipal

Nasceu em 1975 em Praga, República Checa, cidade onde aos oito anos de idade iniciou os estudos de violino. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Música de Praga, onde estudou com os professores Vaclav Benda, Jirina Novakova e Pavel Kudelasek.

Entre 1992 e 1993, estudou com o professor Nikolai Lalov na Academia de Música Costa da Estoril e participou no Concurso da Juventude Musical Portuguesa  onde ganhou o primeiro prémio na categoria até aos 20 anos e foi convidado tocar no concerto final dos Laureados. No mesmo ano, realizou um concerto de violino em Évora organizado pela Escola Profissional de Música de Évora com obras de J.S. Bach e N. Paganini e participou nos concertos de Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob a direção de Nicolai Lalov.

Acabando os seus estudos no Conservatório de Praga, entre 1994 e 1997, integrou várias orquestras profissionais e agrupamentos como Musici de Praga, Musicis Praguensis, Orquestra Nacional Checa e também atuou como solista em encenações e espetáculos do famoso Teatro Vinohrady em Praga durante dois anos. Participou em cursos de aperfeiçoamento musical em violino com os professores Zachar Bronn,Vaclav Hudecek, Howard Bee, Richard Grunow e Valentin Stefanov entre outros. Em 1996 foi convidado a apresentar um recital do violino  no Teatro do Ina na Escola Profissional Artística do Vale do Ave executando obras de W.A. Mozart, N. Paganini, J.S. Bach e A. Dvorák.

Em 1997, entrou no Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do professor Radu Ungureanu e ingressou na Orquestra Filarmonia das Beiras para o naipe dos primeiros violinos. Sob a direção do maestro Fernando Eldoro participou nos festivais do Algarve e em Guyenne.

Em 2000 foi convidado a efetuar as gravações e concertos com o Ensemble Remix da Casa da Música no Festival de Música em Aveiro, sob a direção do maestro Cesário Costa, interpretando várias obras de compositores contemporâneos portugueses, como João Pedro Oliveira e Sara Carvalho, entre outros. No âmbito do projeto Porto Capital Europeia da Cultura 2001, participou nas óperas “O Boticário” e “Cosi Fan Tutte”, dirigidas pelos maestros António Saiote e Bertrand Brouder, com digressões por Portugal e Açores.

Como concertino da Orquestra  Sinfonietta da Esmae,  atuou no intercâmbio entre Porto e Roterdão, efetuando concertos na Holanda e em Portugal (Porto, Santa Maria de Feira, Coimbra, Estoril). No mesmo ano integrou a Orquestra Académica do Porto como concertino adjunto, sob a direcção do maestro António Saiote, e começou a lecionar na Academia da Música de Santa Maria da Feira.

Em 2002, integrou a Orquestra de Câmara de Coimbra como assistente concertino e apresentou-se como solista com as “Quatro Estacões” de Antonio Vivaldi em três concertos (Coimbra, Penedono e Taveiro). Foi escolhido pela Esmae para participar no projeto orquestral em Westvalen, na Alemanha, dirigido pelo maestro Fernando Eldoro numa digressão em Portugal.

Obteve   20 valores no exame final de violino, tocando também no recital final no Esmae em 2002. Foi convidado a colaborar com a Orquestra Nacional do Porto e, mais tarde, ingressou na Orquestra do Algarve onde, sob a direção do maestro Álvaro Cassuto, participou em várias digressões pela Europa e Portugal.

Desde 2004, lecciona na Academia da Música de Tavira e no Conservatório Regional do Algarve, onde também atuou como solista em vários concertos, nomeadamente na Gala da Maria Campina em 2007 e 2009. Entre 2011 e 2013 também leccionou nos Conservatórios de Portimão, Lagos e de Vila Real de Santo António.

Atualmente, ocupa lugar nos primeiros violinos na Orquestra Clássica do Sul e também desenvolve a sua atividade artística com vários agrupamentos de música de câmara, como o duo Pro Arte e o quarteto Celestion Strings, entre outros.

voltar

MÚSICA DE CÂMARA | Campo Maior

17/11 Sábado
Campo Maior
Centro Cultural
21h30

saber mais

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-541 Faro
Siga-nos