PT | EN
PT | EN

Mensagem da Presidente

A primeira vez que se celebrou o dia 1 de Janeiro como o primeiro dia do ano aconteceu em Roma, no ano 153 a.C. Muito tempo depois, com a adoção generalizada do calendário gregoriano, a maioria dos países do mundo acabou por aceitar também essa data como marco para o início do ano civil.

A tradição Ocidental diz que com a chegada do novo ano devemos celebrar a renovação da vida. Por isso, em nome do espírito da época, saudamos a família e os amigos e partilhamos com eles votos de felicidade e prosperidade. Porque o início do ano coincide com o reinício da sua temporada musical, a Orquestra Clássica do Sul também celebra esta dupla circunstância com concertos em diversas cidades da região do Algarve e Alentejo.

A temporada da OCS que agora começa irá manter uma programação organizada em ciclos temáticos que incluem musica orquestral e música de câmara com a assinatura de grandes compositores, assim como incluem eventos de fusão entre diferentes géneros artísticos, designadamente a música e a e dança.

Além disso, o ano de 2017 assinala também a reafirmação da orquestra como instituição cultural altamente relevante, tanto no panorama regional como nacional: a OCS é responsável pela reactivação do FIMA - Festival Internacional de Música do Algarve e, no espaço de três meses, irá proporcionar ao público residente e a todos os que nos visitam a possibilidade de usufruírem de concertos de elevadíssima qualidade artística, com músicos de renome mundial.

A Orquestra Clássica do Sul já é hoje vista como um bem inestimável para todos os que valorizam a música, enquanto espaço de fruição estética e espiritual. No cumprimento do seu duplo papel de embaixadora cultural e de veículo para a disseminação e apropriação, por parte de um público cada vez mais vasto, de uma linguagem tão primordial com é a música, a OCS comunga da vocação universal de todos os projetos culturais congéneres e pretende continuar a progredir rumo à excelência performativa.

Para a prossecução desse desiderato, inscrito na sua missão, a OCS agradece o apoio de cada um de vós, e promete manter a qualidade artística e estética como finalidades naturais à sua atividade.

Em nome da Orquestra Clássica do Sul, obrigada pela sua presença nos nossos concertos.

Maria Cabral
Presidente da Direção

FIMA | Serenatas e Sinfonias de Câmara (Música de Câmara)

30/ABRIL/DOMINGO FARO | IGREJA DA MISERICÓRDIA (SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FARO) 19h00 Bilhetes: 8€ A. CASELLA Serenata para Clarinete, Fagote, Trompete, Violino e Violoncelo, Op. 46 C. GOUNOD Petite Symphonie para Sopros

saber mais

FIMA | Matrioska (Bailado)

07/MAIO/DOMINGO
FARO | GRANDE AUDITÓRIO DE GAMBELAS - UNIVERSIDADE DO ALGARVE
19h00

saber mais

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-541 Faro
Siga-nos