PT | EN
PT | EN

CONCERTO PARA ABRIL | Faro [Arquivo]
Programação Regular

#OAOrquestra

 

Abril é, desde a Revolução dos Cravos, sinónimo de regeneração e de liberdade. Da poesia às artes plásticas, nenhuma arte foi indiferente a este que é um marco indelével na vida do nosso país e daqueles que o constituem.

O Concerto para Abril pretende exaltar não só o espírito da liberdade mas também a criatividade que esta liberdade permitiu às artes portuguesas. Assim, com o contributo do nosso Coro Comunitário e com a presença de Viviane, será ouvida alguma da música mais amada dos incontornáveis Carlos Paredes, Fernando Lopes-Graça, José Mário Branco e Zeca Afonso, com orquestração do compositor Francisco Tavares.

 

 

Programa

Liberdade, de Miguel Jesus sobre poesia de Sophia de Mello Breyner


Acordai, de Fernando Lopes-Graça sobre poesia de José Gomes Ferreira


Suite para cordas, de Anne Victorino D’Almeida


Dança, de Carlos Paredes *


Em memória de uma camponesa assassinada, de Carlos Paredes *


Queixa das Almas Jovens Censuradas, de José Mário Branco *


Índios da Meia Praia, de José Afonso *


Pequena Suite (sobre peças para piano de Fernando Lopes-Graça), de Sérgio Azevedo


Maio Maduro Maio, de José Afonso *


Inquietação, de José Mário Branco *


Coro da Primavera, de José Afonso *


Grândola Vila Morena, de José Afonso *

 

*Orquestração por Francisco Tavares

 

Viviane, Voz

Coro Comunitário OA

Élio Leal, Maestro

Orquestra do Algarve

 

25/04

FARO

Teatro das Figuras

18h30

Entrada Livre

Informações: T: 289 888 100

 

Assembleia Municipal de Faro e Teatro das Figuras, Organização

 

_______

ÉLIO LEAL - MAESTRO


Élio Leal, natural do Bombarral, iniciou os seus estudos musicais aos onze anos de idade.

Em 2003, com apenas 17 anos, começou a sua formação de direção de orquestra, tendo tido a oportunidade de trabalhar com os maestros Jean-Marc Burfin, Jean-Sébastien Béreau, Jo Conjearts, Timothy Reynush, Mark Heron, Johannes Schlaefli e Scott Sandmeier. Além disso, estudou também direção coral e repertório operático com Enza Ferrari e Giovanni Andreoli. Atualmente é maestro da West Europe Orchestra – orquestra de jovens que fundou –, professor no conservatório de música da Metropolitana, diretor artístico da Orquestra Juvenil Metropolitana e encontra-se a terminar o mestrado em Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa com a tese “O futuro da Orquestra em Portugal”.

 

VIVIANE - VOZ

Viviane iniciou a sua carreira de cantora/compositora nos anos 90 como cofundadora da banda Entre Aspas que gravou 6 álbuns através da editora multinacional BMG.

Colaborou em vários projetos como Linha da Frente em 2001, Camaleão Azul em 2002, Rua da Saudade em 2009, Uma Mulher Não Chora em 2019 e ainda Natália é quando uma mulher quiser em 2023.

Viviane segue uma carreira a solo desde 2005 e conta com 7 álbuns editados: "Amores Imperfeitos" em 2005, "Viviane" em 2007, "As Pequenas Gavetas Do Amor" em 2011, "Dia Novo" em 2014, o Best of "Confidências" em 2016, um CD de homenagem à cantora francesa Edith Piaf intitulado "Viviane Canta Piaf" editado em 2017 e “Quando Tiveres Tempo” em 2022.

Viviane propõe uma música nova, sem fronteiras, uma música em que se sente a liberdade anglo-saxónica, a melancolia do Fado, a elegância da “Chanson”, os géneros da brisa mediterrânica, a memória da música rural e as especiarias de África, à qual dá o nome de “Fado Mediterrânico”.

 

CORO COMUNITÁRIO OCS

O Coro Comunitário da OCS, atualmente com cerca de 60 elementos, todos amantes do canto coral, voluntários, com as mais diversas profissões, habitantes da região do Algarve e de múltiplas nacionalidades, tem como missão principal e vocação predominante a de interpretar o repertório coral-sinfónico, dando assim à Orquestra Clássica do Sul a possibilidade de programar na sua temporada regular as grandes obras para coro e orquestra.

O Coro realizou o seu primeiro ensaio em fevereiro 2019 e desde então são cada vez mais as vozes a quererem juntar-se a este apaixonante projeto. Coordenado e ensaiado pelo barítono Rui Baeta, o coro realiza o seu trabalho de prática vocal regular semanal com vista à interpretação de obras que farão parte do seu repertório musical, tais como a 9.ª Sinfonia de Beethoven, Requiem de Fauré, Requiem Alemão de Brahms, Stabat Mater de Rossini, Missa Nelson de Haydn, Requiem de Mozart e Missa em Si Menor de Bach.

voltar

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Subscrever

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-145 Faro
Siga-nos