PT | EN
PT | EN

Atelier para Jovens Compositores

ATELIER PARA JOVENS COMPOSITORES da OCS
Sob orientação do compositor António Pinho Vargas


A Orquestra Clássica do Sul promove o I Atelier para Jovens Compositores, organização que já tinha levado a cabo em três edições anteriores durante a sua existência enquanto Orquestra do Algarve. Este projeto conta com a orientação do compositor António Pinho Vargas, compositor associado da OCS, e foi pensado para dar a conhecer o trabalho de compositores em início de carreira. As inscrições estão abertas até ao dia 28 de fevereiro de 2014.
Para mais informações, consultar o regulamento abaixo apresentado. 

REGULAMENTO

Candidatura

I. Podem participar compositores de todas as idades.

II. Cada candidato deverá apresentar uma composição original composta para orquestra clássica (formação máxima: 2.2.2.2 / 2.2.0.0 / tmp/ 6.4.3.3.2) com a duração máxima de dez minutos. Dentro deste efetivo orquestral, poderá usar flautim, corne inglês e clarinete baixo.

III. A candidatura deverá ser efetuada até ao dia 28 de fevereiro de 2014.

IV. A candidatura deverá ser enviada para o email jovenscompositores@ocs.pt e deverá incluir:

1. A identificação do candidato: nome completo, nome artístico, data de nascimento, morada de residência, número do cartão de identificação civil, contacto telefónico e endereço de e-mail.

2. Uma biografia com a dimensão máxima de 2000 caracteres.

3. Um exemplar legível da partitura da obra e das partes de orquestra apresentada a concurso, em formato digital (PDF).*

* Incentiva-se neste último caso o recurso a um site de transferência de ficheiros (exemplos: www.wetransfer.com; www.yousendit.com). A partitura deverá ser endereçada a jovenscompositores@ocs.pt

IV. As obras submetidas a concurso não serão devolvidas.

V. A inscrição é considerada válida depois do candidato ser notificado por parte da OCS.


Júri

O júri é formado pelo compositor António Pinho Vargas e pelo maestro Cesário Costa, Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul.

Funcionamento do Concurso

I. Na primeira fase do concurso, serão selecionados até oito compositores, cujas obras serão interpretadas pela OCS, em ensaios abertos ao público, entre os dias 25 e 27 de Março de 2014. Todos os concorrentes serão informados sobre a decisão do júri até ao dia 14 de março de 2014.

II. O compositor António Pinho Vargas estará disponível para comentar com os candidatos as obras apresentadas a concurso, numa secção que se realizará após o ensaio das obras.

III. Na segunda fase do concurso serão escolhidas duas obras para serem estreadas na temporada da OCS 2014-2015

Disposições diversas

I. A candidatura ao concurso implica a aceitação das normas deste regulamento.

II. Os compositores selecionados para as sessões de leitura obrigam-se a entregar em tempo útil as partituras e respetivos materiais de orquestra.

III. Os ensaios serão gravados, sendo facultada uma cópia da gravação aos compositores, que a poderão usar para fins estritamente promocionais. A autorização para o uso das gravações com outros fins deverá ser solicitada à organização do concurso.

IV. Ao candidatar-se ao concurso, o compositor autoriza automaticamente a gravação das estreias das duas obras finalistas.

IV. Com a candidatura ao concurso, o compositor cede os direitos de autor pela execução da obra à Orquestra Clássica do Sul.

V. A OCS priva-se de suportar quaisquer despesas decorrentes desta candidatura.

VI. As situações omissas no presente regulamento serão resolvidas pelo júri do concurso, cuja decisão é soberana e irrecorrível.

saber mais

voltar a programação

FIMA | Concerto de Encerramento

28/MAIO/
ALBUFEIRA | HOTEL SÃO RAFAEL ATLÂNTICO (AUDITÓRIO)
19h00

saber mais

Clássica na Santa Casa 2017 FARO | UMA VIAGEM EUROPEIA (II)

02/06/6ªF
FARO | SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FARO
SALÃO NOBRE
19h00

saber mais

Se deseja receber notícias sobre futuros eventos, subscreva a nossa newsletter

Morada
Rua João Brito Vargas
Casa das Figuras
8005-541 Faro
Siga-nos