02/05
LOULÉ
Cineteatro Louletano
11h30
Bilhetes: 5€
Faixa Etária M/3
Reservas: cinereservas@cm-loule.pt ou 289 414 604
+Info: (OCS) T: 289 860 890
Entrada sujeita à limitação da sala
“Notas do Mundo”
Obras de C. NIELSEN, P. TCHAIKOVSKY, B. BARTÓK, D. MILHAUD, L. BERNSTEIN, J. STRAUSS
Programa
CARL NIELSEN (1865 - 1931)
Suite de Aladino, Op. 34
III. Dança Hindu
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY (1840 - 1893), Adaptação de Pedro Maia
Suite do bailado O Quebra-Nozes, Op.71a
II. Danças características
Dança russa: Trepak
Dança árabe
Dança chinesa
BÉLA BARTÓK (1881 - 1945)
Danças Populares Romenas, Sz. 68
I. Dança do bastão
II. Dança do xaile
III. Dança sapateada
IV. Dança com gaita de foles
V. Polca romena
VI. Dança rápida
DARIUS MILHAUD (1892 – 1974)
Saudades do Brasil, Op. 67
I. Sorocaba
VII. Corcovado
LEONARD BERNSTEIN (1918 – 1990)
West Side Story (arr. John Avery)
JOHANN STRAUSS (1825 – 1899)
Radetzky March Op. 228
Maestro Convidado: Élio Leal
Apresentação: Rui Baeta
Organização: Munícipio de Loulé
Notas ao Programa
O músico dinamarquês Carl Nielsen tornou-se no mais famoso compositor do seu país. A suite “Aladdin” é, entre as suas obras, a que teve mais apresentações por todo o mundo. Neste concerto será interpretado o terceiro andamento - a Dança Hindu.
Segue-se um bailado, e talvez um dos mais populares de todos os tempos - “O Quebra-Nozes” de Piotr Tchaikovsky. Desta Suite Orquestral ouviremos Trepak, Dança Árabe e Dança Chinesa, que retratam os momentos mais divertidos do bailado.
Béla Bartók revelou sempre muito interesse pela tradição folclórica romena que considerava dotada de grande autenticidade. Em “Danças Populares Romenas, Sz. 68” encontramos alguns exemplos dos ritmos que caracterizam as danças típicas da Roménia.
Prosseguimos viagem pela América do Sul com a suite “Saudades do Brasil, Op. 67”. Da autoria do compositor Darius Milhaud, esta suite contém doze danças inspiradas no Samba ou Tango e os títulos são inspirados em locais do Brasil.
Da música composta por Leonard Bernstein, são as obras de palco que melhor resumem o carácter do seu trabalho, e as que estão incluídas em “West Side Story” são as mais consistentemente melodiosas. Neste caso o compositor adaptou o clássico “Romeu e Julieta” para a realidade do submundo do crime de Nova Iorque na década de 1950.